É difícil imaginar alguém que já não tenha passado pela situação de o disco rígido começar a ficar lento, o acesso a determinados programas torna-se uma tarefa muito demorada, vídeos começam a causar travamento entre outras possibilidades igualmente desagradáveis. Estes são sinais de que seu computador está precisando de uma desfragmentação.A fragmentação dos dados do disco rígido ocorre devido ao uso prolongado do computador, através da constante instalação e desinstalação de arquivos. Esses dados esparsos no disco (HD), por sua vez, ocasionam uma perda acentuada de desempenho do computador, principalmente nas atividades que exijam a leitura e/ou escrita no disco.
Infelizmente, isso ainda é algo que não tem como ser evitado, apenas tratado. Para tanto, existem desfragmentadores de disco, softwares especializados em aperfeiçoar a organização dos dados no HD, como o MyDefrag.
Como o programa funciona
O MyDefrag combina uma série de scripts que são lidos por seu interpretador para efetuar determinados comandos e não possui uma “janela principal” com todas as suas funções. O que você precisa fazer é, por meio do “Menu Iniciar” do Windows acessar a pasta na qual consta o programa e escolher a funcionalidade que você está querendo fazer uso. Todas elas são automáticas e você não vai precisar configurar nada manualmente.
Cada função abre uma janela e não é possível executar duas ao mesmo tempo. O programa disponibiliza duas formas de visualização de resultados: uma tabela com as estatísticas do procedimento (“Statistics”) ou em forma gráfica (“Diskmap”). Nesta última opção, são utilizadas cores diferentes representando os espaços (livres, ocupados e que não serão movidos) e passando o mouse sobre a tela você pode ver detalhes sobre cada um dos pontos representados.
Funções disponíveis no programa
A opção “Analyze Only” efetua uma análise completa do estado de todas as unidades de disco (disco rígido, virtual, partições, leitores) do computador. O programa automaticamente fará uma pausa quando precisar alternar para outra unidade, para que você possa ver os resultados de cada uma delas. Para prosseguir o teste basta acessar a opção “Run” e “Continue”.
Para fazer a desfragmentação, utilize a opção “Defragment Only”. O andamento da operação é exibido na tela em tempo real e a finalização do processo é confirmada por uma mensagem exibida na parte superior da janela do programa.
É sempre bom lembrar que uma desfragmentação completa do disco rígido acaba tomando uma grande fatia de tempo, especialmente para discos com grande capacidade de armazenamento e contendo diversos programas instalados e arquivos. Então, note que é extremamente recomendado que você faça uma limpeza em seu computador antes de efetuar a operação, evitando assim, a reorganização de dados desnecessários e tempo gasto.

Se você utilizar a opção “Slow Optimize”, o programa efetua uma desfragmentação e otimização de todas as unidades de disco do computador. Este processo é extremamente lento e indicado para ser feito ocasionalmente (em intervalos de um mês, por exemplo). Para efetuar estas funções de forma mais rápida, você pode optar pelo “Fast Optimize”, porém, ele não corrige a mesma quantidade de problemas.
O “Fast Update” é responsável por otimizar as unidades de disco do computador e o desenvolvedor recomenda que ele seja utilizado diariamente. O “Flash Memory Disks”, além de desfragmentar arquivos, visa tornar o espaço livre o maior possível movendo todos eles para o começo do disco.
Dicas para a instalação do programa
O programa disponibiliza uma janela perguntando o que você deseja instalar. Como ele é todo baseado em linhas de comando, algumas são necessárias para seu funcionamento. A figura abaixo mostra esta tela e a seguir serão descritas as opções apresentadas conforme a ordem disposta.

A primeira opção é o interpretador de scripts do programa; a segunda são as funções básicas trazidas com a ferramenta. A terceira opção traz um protetor de tela (que a princípio é apenas uma tela preta!); a quarta opção faz com que o manual do programa seja instalado e a última compreende alguns scripts de exemplo (para maiores informações sobre eles, consulte o manual).
Ainda na instalação, também é apresentada a janela com “tarefas adicionais” que podem ser configuradas automaticamente para você, como mostrado (e descrito) abaixo:

Na sequência em que aparecem na telinha, a primeira opção faz com que todos os documentos com terminação .MyD sejam associados para abertura com o interpretador de scripts do programa. A segunda seleciona o protetor de tela do programa como padrão a ser utilizado e faz sua ativação. A última opção agenda a execução do “Fast Update” diariamente as 05:00 horas.













0 comentários:
Postar um comentário